Seis erros que podem fazer seu empreendimento desandar

O planejamento é a base para abertura de qualquer empresa em qualquer ramo. Infelizmente, muitos empreendedores acreditam que basta ter a ideia e iniciar o negócio que o dinheiro vai entrar. Mas a verdade é bem diferente. É preciso estar de olho no mercado e atento aos erros que podem ser fatais para que a empresa conquiste seu espaço. Por isso vamos mostrar quais os principais erros cometidos pelos empreendedores.

1. Acreditar que apenas uma boa ideia basta

Você precisa, principalmente de planejamento. Isso porque você pode simplesmente iniciar algo e que talvez não lhe dê lucro e perder tempo insistindo nesta ideia. Com pesquisa e as informações corretas, você pode avaliar as chances de algo dar certo ou não e assim minimizar os prejuízos futuramente.

2. Depender sempre dos mesmos clientes

Fazer contatos é primordial na caçada aos clientes. Você não pode depender sempre dos mesmos clientes e pautar todas as ações de sua empresa baseando-se no que eles desejam. Vamos supor que o planejamento de seu negócio seja voltado aos gostos específicos de um cliente já fixo que você tenha e daqui há um tempo ele resolva contratar outra empresa. Isso vai derrubar seu empreendimento.

3. Ter apenas um fornecedor

A quantidade de reclamações que ouvimos de empreendedores com relação à fornecedores é muito grande. Quando se tem um único a situação se complica, pois você fica á mercê dele e um erro pode por tudo a perder.

4. Não cumprir os prazos estabelecidos
Seu cliente pediu um produto ou contratou um serviço? Ao dar o prazo de entrega, certifique-se de que você vai conseguir cumpri-lo. Para muitos clientes, não receber o que pediu dentro do prazo estipulado é um erro que pode fazê-lo não comprar mais com a empresa. Evite perder clientes dessa maneira. É melhor pedir um prazo mais extenso e conseguir fazer o que precisa a tempo.

5. Falta de capacitação
Não entender do produto/serviço que está oferecendo é terrível. Faça cursos sempre que possível e entenda bem da área que escolheu para trabalhar. Isso passa segurança aos seus clientes.

6. Vender, vender e vender
É claro que as vendas são o foco principal para que seu negócio funcione de maneira correta. Mas não adianta você ficar ansioso para isso e não se preocupar com a qualidade do produto que está oferecendo.

Fique atento a esses erros e diminua ao máximo as chances de seu negócio naufragar por isso.