Como uma contabilidade no Centro de São Paulo pode traçar o seu perfil de liderança – Parte 3

No último texto da série, confira os últimos perfis de liderança traçados pela contabilidade no Centro de São Paulo para agregar à sua empresa

E depois de descrevermos alguns perfis de liderança espalhados entre as empresas a fora, chegamos ao terceiro e ultimo texto da série onde destacamos a importância da contabilidade no Centro de São Paulo nessa ação que parece fugir do setor técnico e caminhar para o pessoal, mas que, na verdade, não deixa de ser técnica, o levantamento do perfil de liderança, que é fundamental no traçado da forma de atuação da empresa e nos seus resultados.

A intenção do texto é gerar uma reflexão por parte dos líderes, para que de forma isenta, eles venham a se auto-avaliar e avaliar também todo o mercado, funcionários e a empresa que ele tem sob o comando.

Para quem acha que a importância da contabilidade está apenas nas perspectivas estratégicas e nos levantamentos financeiros, está enganado. A contabilidade têm várias funções que vão ao encontro da gestão de pessoas e no que essa gestão vai interferir no resultado final, os rendimentos da empresa.

Então, ao ler o texto, o líder terá duas opções: refutar as perspectivas, mesmo sabendo que contra fatos não há argumentos, ou tomar posturas diferentes para agregar a sua empresa.

Centro do mundo

Você já escutou a expressão: parece que o mundo gira ao seu redor? Então, é o típico caso do líder centralizador. Muitas vezes pecando pela falta de experiência no gerenciamento de liderança, ele peca pelo excesso, por querer demonstrar que, de fato, consegue exercer bem a sua função.

Por outro lado, na medida em que ele assume a responsabilidade para si, tende a retirar valor do senso de equipe e ter consequências em sua saúde física e mental.

Geralmente, o líder que centraliza o mundo para si é um bom profissional, assumiu a liderança pelos seus atributos técnicos, mas peca na gestão de pessoas e relacionamentos, por isso, a tendência desses erros no início são mais por despreparo do que por má fé. Exatamente por isso que cabe a contabilidade no Centro de São Paulo dar esse toque através de demonstrações e coletas de dados, para que corrigido de início o erro não se perpetue.

Liberal

O líder liberal precisa estar muito convicto das suas posturas, justamente porque ser liberal é uma estratégia arriscada, mas muito positiva se bem trabalhada.

Para ser colocada em prática, cabe ao líder conhecer muito bem a sua equipe de trabalho, tendo a plena certeza de que eles vão ter o melhor desempenho possível, estar livre para desenvolver ideias e respeitarão limites e prazos.

No fim, o papel da contabilidade no Centro de São Paulo está em fazer o levantamento de desempenho da liderança liberal e saber exatamente até onde ela pode ir.

Inspira

O líder que inspira é aquele que consegue ser pessoal e profissional em conjunto, não fazendo acepção de funcionários, desenvolvendo o melhor de cada liderado, sendo visionário e agregando talentos.

Ele inspira por não escarrar a sua qualidade mas desempenha-la na prática.

E é por isso que escolhermos o líder que inspira para encerrar a nossa série de textos, justamente para que, simples e direto, saibamos onde deveremos chegar. Além de, no final, entendermos o tamanho da importância da contabilidade no Centro de São Paulo em cada um desses fatores.