Como detectar o ponto de virada da sua empresa

Saiba por onde a sua empresa tem andado e que ponto de perspectiva pode ser fundamental para mudança de patamar dela, além da importância contábil nessa gestão

Dizem que depois de toda tempestade, existe a bonança. Mas, afinal, o que é a bonança em questão? É relativo para cada individuo. Mas quando não tratamos de um indivíduo físico, e, sim, de uma pessoa jurídica, a bonança vem através dos pontos de crescimento, a virada da empresa de um determinado patamar para outro. Esse retorno é gradativo e é notável aos poucos, quando construímos a linha cronológica da empresa. Mas, mesmo assim, ele não deixa de ser extremamente importante, principalmente quando é acompanhado passo a passo.
Para que você, empresário, identifique quais e como são os pontos de virada da sua empresa na jornada de empreendimento, esse artigo vai te ajudar a fazer um exercício integral de valorização de cada etapa da escala ao sucesso e a sua valorização.

Autoavaliação

Para analisar internamente a sua empresa, o artigo fará referência com uma música da escola da MPB brasileira, onde o ex-Titã, Nando Reis, em uma das suas obras solos mais conhecidas, dá o título a uma canção que questiona onde ele andou. A música “Por onde andei”, de Nando, pode ser analisada morfologicamente, numa cosmovisão empresarial, muito embora sabemos que não é esse o intuito da música.

“Desculpe, estou um pouco atrasado, mas espero que ainda dê tempo de dizer que andei errado. E eu me lembro das suas queixas tão justificáveis e a falta que eu fiz essa semana, coisas que pareceriam óbvias até à uma criança. Por onde andei, enquanto você me procurava?…”, e assim constrói-se a poesia.

Como podemos ver, principalmente no refrão, há uma autoanálise e um reconhecimento de erros. Mas o ponto de encontro entre a obra e a realidade empresarial não para por aí. Para virar chaves e reparar no ponto de transição do crescimento da sua empresa, muitos dos hábitos relatados pela canção precisam ser consertados pela gestão da empresa, a começar pelo empresário.  O pedido de desculpas, o recomeço, o conserto e o olhar para dentro de um contexto da empresa como um todo são essenciais para que o empresário tenha sucesso em sua jornada. Um verdadeiro líder sabe reconhecer erros e trazer essa música para si e entender que coisas que pareceriam óbvias para uma criança foi uma pedra de tropeço no próprio joelho, pode gerar, dentro desse feedback um cenário muito importante.

O tal do ponto de virada

Para o empresário que vive, de forma intensa, o dia a dia da empresa, talvez seja difícil detecta exatamente o ponto de virada da empresa, onde ela vai dar os primeiros passos para o crescimento de patamar e algumas mudanças práticas. Entretanto, esse ponto de transição só depende de você, por mais incrível que pareça. Somando-se aos processos empresariais do se negócio um controle, você pode ter passo a passo as ações, desde início de onde, para onde e como você deseja chegar nesses pontos de transição. Isso tudo, com a sua equipe comprando a ideia e a realidade do caminho da mudança dos patamares.

Nesse momento entra algo muito importante no processo, a contabilidade. Que torna-se muito importante estrategicamente na revisão de demandas, bem como no desempenho da equipe e da empresa, para, em seus demonstrativos, deixar claro se é, ou não, o momento de trocar a chavinha e partir par uma nova realidade, qual a realidade e como se portar para não retroceder.

A importância da contabilidade

Muitos pensam que a contabilidade é fator apenas de entrega de perspectivas e balanços financeiros periódicos da empresa. Uma grande parcela dos empresários, até mesmo desconhecem o poderio estratégico de uma estrutura contábil. Por mais que a utilização do serviço por pessoas jurídicas seja algo previsto em lei, alguns empresários negam a importância da segurança contábil nesses processos. Mas, esse texto mostra clarividentemente a importância dos equipamentos de contabilidade para o sucesso estratégico das empresas.